"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
Visitantes
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Crianças tímidas
A timidez é comum na infância. E partilha alguns sintomas com a ansiedade social: rubor, sudação intensa, tensão muscular, palpitações e tremuras. São sintomas que estão presentes em crianças que não se sentem à vontade no contacto com outras, quer seja na sala de aulas, quer seja nos espaços de recreio.
Estas crianças desejam, tal como as demais, ser aceites, mas têm dificuldade em fazer e manter amizades por carecerem de habilidades sociais. Tornam-se solitárias, sendo a sua timidez frequentemente interpretada como falta de interesse. Podem acabar por ser ignoradas e excluídas, podendo acontecer que os pares se aproveitem das suas características para exercer o poder, abusando delas.
A timidez está associada a uma dificuldade em expressar as emoções, podendo levar estas crianças a escondê-las, o que lhes causa um elevado desgaste emocional.
São diversos os factores que ajudam a explicar a timidez infantil, nomeadamente a falta de vivências sociais, o elevado nível de ansiedade dos pais, bem como experiências difíceis vividas anteriormente.
Dado o risco de a timidez evoluir para ansiedade ou fobia social, importa contrariála, estimulando na criança comportamentos mais extrovertidos, transmitindo modelos positivos e proporcionando-lhe experiências sociais.
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/saude_publica/fobia_social_mais_do_que_timidez_1/3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário