Busca rápida

Visitantes

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Amor X Solidão X Timidez e ai?



Sabe quando você pensa que está tudo sob controle? A vida não te ajuda, mais também não te atrapalha. Você consegue se distrair com algumas coisas e consegue desviar sua atenção de tantos problemas mas então de um dia para o outro você começa a prestar atenção em alguem. Aquela pessoa que lhe sorri mesmo sem ter motivos. Que parece se importar com você quando ninguém mais se importa. Sua vida então volta a ser a montanha russa emocional que sempre foi.

Complicado não? Todos sabemos como é passar por isso. O amor pode nos levar ao céu e ao inferno em intervalos tão curtos que muitas vezes nem conseguimos perceber o que está acontecendo. E quando percebemos talvez já é tarde demais.

Mas se fosse apenas isso não haveriam tantos problemas, mas a questão principal é: Não estamos aqui lendo/escrevendo a toa. Nessas horas para a grande maioria das pessoas que ja sofrem com a Timidez a dificuldade é muito maior. O que fazer? Como falar com aquela pessoa que te faz tão bem? Como lhe dizer o que sente?

Então, após juntar todas as forças, você consegue dar um jeito de "expor seus sentimentos" e dizer para aquela pessoa tudo o que se passa, ou então pelo menos convidá-la para sair, assistir um filme ou algo do tipo. Em muitos casos um relacionamento muito valioso pode nascer. Um namoro que poderá lhe ajudar a passar por certos momentos difíceis ( e que tambem lhe dará novas dores de cabeça :) ).

Mas e nos outros casos? Se receber um "Não" tudo desmorona. Eu tenho percebido muitas coisas nessa minha vida com relação a isso. Não posso generalizar, mas eu acho que nós, que sofremos mais com a timidez e a solidão que a maioria, nos apegamos demais a uma pessoa que nos de um mínimo de atenção e afeto. Para algumas pessoas (eu me incluo nessa categoria) é tão raro receber um pouco de carinho que, quando isso acontece, elas tendem a se apegar demais a isso. E é como dizem: "Quanto maior a altura maior o tombo". Ora, se colocamos nossas expectativas e esperanças em algo e ele não se realizar como será a nossa "resposta"? Toda aquela dor que já estava guardada se soma a nova dor, causando assim um sofrimento MUITO grande.

Porem, o maior problema não é quando isso acontece uma vez, e sim quando acontece repetidas vezes e sem sinal de melhoras. A pior coisa que pode acontecer a alguem é o sentimento de Solidão. Achar que você, simplesmente, não consegue alguem que te complete nesse sentido. Eu mesmo cheguei em um ponto em que não posso ver um casal sem que algo me incomode e me lembre que eu estou sozinho a tanto tempo e que nunca soube como é ser correspondido no amor.

A questão é que poucos são felizes. Muitas pessoas teriam condições de ter alguem especial do lado, mas o ser humano atingiu um ponto em que não consegue reconhecer ao seu lado alguem que poderia lhe fazer bem e lhe completar e acaba procurando outra pessoa que julga "melhor". Eu ja cometi esse erro e me arrependo até hoje (um dia eu escrevo um post sobre minhas "desventuras" amorosas, que mais se parecem peças "tragicômicas"). Por isso digo que você sempre deve olhar para o lado antes de olhar para a frente pois pode ser que aquela pessoa que te faz tanta falta esteja apenas esperando ao seu lado.

Bem, tem muito mais coisas que eu gostaria de colocar aqui, mais por hoje tenho que parar por aqui. Se possível essa semana pretendo fazer posts apenas sobre esse tema, então sugestões para aborda-lo são bem vindas.

PS: Queria deixar uma sugestão aos companheiros que postam aqui no blog para que mostrem sua visão e experiências sobre o tema, assim todos poderemos "trocar figurinhas" sobre o assunto. :D




"Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia….”
(Nietzsche)

7 comentários:

  1. Olá, Felipe,

    Quando vc diz que ao ver um casal te causa um incômodo, eu tbm passo por isso, mas eu tenho um problema maior, eu nunca me apaixonei por alguém.
    Eu já namorei, por um ano e 3 meses, fiquei com mais uns 3. Mas amor? Nunca senti.
    Me acho muito estranha, não consigo me apegar a ninguém, tenho 32 anos e não sei o que é o amor intenso que tanta gente fala, sofre e sente. Minha família dizem que eu tenho sorte, eu já acho um azar danado kkkk...enfim, não vou acatar sua sugestão de escrever um post sobre o tema, pelos motivos que acabei de lhe explicar. Não tenho nenhuma experiência amorosa pra contar. Só frustrações, pq não pensem que não gostaria de ter namorado mais, simplesmente, meu coração nunca sentiu nada forte por alguém.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu comigo, de colocar expectativa em uma pessoa em que estava apaixonado, mas não ser correspondido.

    ResponderExcluir
  3. Obs: Nenhuma experiência amorosa que mereça um post, pq foi muito sem sal e sem açucar a que eu tive.
    E pra explicar melhor, eu não me apego e se me apegasse, tenho certeza que ficaria com muita vergonha e sofreria dobrado. Me enrolei, mas acho que consegui explicar hahahaa

    ResponderExcluir
  4. Hmm entendi Núbia. Eu ja sou meio que ao contrario e acabo me apegando fácil demais. Rsrs
    Mas por mais que o interesse amoroso não apareça, sempre é importante ter uma companhia pelo menos. Uma pessoa que você possa contar e tals.
    Isso meio que me lembra uma frase famosa de Nietzsche...

    "Sonho com um amor em que duas pessoas compartilham uma paixão de buscar juntas uma verdade mais elevada.
    Talvez não devesse chamá-lo de amor. Talvez seu nome ideal seja amizade.”

    :)

    ResponderExcluir
  5. Eu me pergunto, será que existe "amor à primeira vista"?

    Porque eu não vejo outra explicação para o que eu sinto por uma garota, que eu nem sequer conhecia, eu a vi pela primeira vez quando entrei pra faculdade, ela era perfeita nos meus olhos, mesmo que os meus colegas falassem que existiam "opções melhores", mas a minha atração com ela não é só algo carnal, o jeito dela, cada coisa nova que eu aprendo dela, só me deixa mais interessado.

    E ela meio que desde esse primeiro dia também, por ser veterana, sempre mostrou um interesse por mim, no dia que a colega dela mais extrovertida veio conversar comigo ela acompanhou a colega, ela não parou de olhar para mim, mesmo sem falar nada, e quando eu olhava para ela, ela meio que desviava o olhar. Nas aulas que tínhamos juntos ela sempre queria sentar do meu lado, quando não tinha cadeira do meu lado ela sentava em um canto onde eu podia observa-la, e eu percebia que ela sempre dava algumas olhadas em mim, mas sempre desviava o olhar quando eu olhava para ela.

    Mas eu sempre tratei isso como coincidência, minha mente está fantasiando essas coisas, mas para mim ela mostra um comportamento tão estranho, até mesmo nos corredores, quase todo mundo nem percebe a minha presença, mas ela não passa sem olhar para mim... será que eu estou ficando doido?

    Até porque, ela tem um namorado, então eu não sei se isso tudo é a minha mente me pregando uma peça, ou se é tudo real, só que ela não quer iniciar um papo comigo porque já está em outra relação... eu sempre tento desistir, mas sempre quando vejo ela eu não consigo, é quase impossível tirar ela da cabeça. Vou ver se eu consigo esquecer dela o quanto antes, porque eu não vou conseguir nada assim, apenas me afundar mais ainda. Se ao menos eu tivesse um pouco de atitude, tem vezes que eu me odeio.

    Sem querer acabei contando uma história inteira aqui.

    ResponderExcluir
  6. Esse tema costuma render. Acho que é o "carma" de todo tímido.
    O fato é que nunca tiva experiências significativas nesse sentido. E quando tudo dá errado, eu fico só remoendo aquilo e me culpando infinitamente.
    Concordo quando vc diz q devemos olhar mais para o nosso lado pois a pessoa q agente deseja pode estar mais perto do q julgamos. Racionalmente faz todo o sentido. O problema é q atração não é racional. uahsuahsuahsuahsuahs
    Quando vc se encanta por alguém, vc julga q akela é a pessoa certa e ponto final. Estou tentando realmente, melhorar nesse sentido.
    Bacana. É uma discussão interessante.
    Quanto ao comentário do amigo acima, só vc, que está vivendo a situação, pode julgar se é uma fantasia sua ou não. Mas eu já passei por isso, mais de uma vez, por sinal. Complicadíssimo, mas, embora eu não garanta q faria isso, a única forma de ter ctz seria tomar a atitude de conversar com ela a respeito. Ficar conjecturando só vai piorar sua situação até pq, vc nunca vai saber oq se passa na cabeça dela. É impossível! O q pode fazer todo o sentido para vc, pode n fazer nenhum p ela.
    Cada cabeça é um mundo, entende?!

    ResponderExcluir
  7. Identifiquei-me com todo o texto!Carência é um perigo! Eu me apego fácil, me apaixono (sinto que deveria parar com isso). E aprendi que se deve ter cuidado com suas expectativas sobre alguém, não só em relação a um pretendente. E claro, mesmo que quebre a cara, que sofra, é sempre bom esclarecer as coisas. Mas é ai que o bicho pega para quem é "tímido". É complicado. Ainda não cheguei ao ponto que não posso ver um casal sem que algo me incomode. Me pego sim pensando na solidão, mas existem pessoas que se importam comigo, e tenho consciência disto.

    ResponderExcluir

Compartilhe !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...