Quando olhamos para nosso interior entendemos que nossas histórias vividas constituíram nossa maneira de perceber o mundo exterior. Somos frutos de nossas histórias.
Nossa biografia foi composta por momentos bons e não bons e, entender o passado vivido nos faz compreender melhor quem somos hoje. Nossas motivações e frustrações, nossa força e medo, alegrias e tristezas, são consequências de incentivos, desestímulos e, interpretações de padrões de comportamentos que julgávamos certos ou errados, daqueles que estavam ao nosso redor.
A riqueza do amadurecimento.
Quando temos o “foco no crescimento”, dirigimos nossa mente e nosso espírito para frente. Ao administrarmos com sabedoria as emoções positivas e principalmente as negativas que afloram em nosso ser, lidamos prudentemente com as experiências da ocasião. Sabedores que os sentimentos negativos do passado podem emergir e afetar contraproducentemente nosso momento presente, deveríamos nos prontificar a uma nova atitude interior.
Crescer é evoluir. Transformações sucessivas são naturais no processo evolutivo. A semente fecunda, germina, cresce e dependendo da sua natureza, floresce ou frutifica.
Aceitar o passado com suas alegrias ou dores é valorizar o próprio legado. Viver o “hoje”, com a experiência sensata do “ontem”, possibilita o conforto e a segurança emocional do “amanhã”.
Escolher viver com sabedoria é parar de temer pelos erros e, sobretudo evitar lamentar as falhas ou faltas sofridas. É dedicar-se a descobrir o próprio apreço e prontificar-se a viver comprometido a oferecer o melhor para si mesmo. Convergir afetuosa atenção à própria evolução é decididamente viver sabiamente.
Denise Puppin é fonoaudióloga (4744 RJ), Professora de Oratória (acadêmica, artística, forense, política, popular e sacra) e retória contemporânea; Consultora em Comunicação Humana com ênfase no desenvolvimento do 'Ser Integral'; Consultora de Imagem e Estilo Pessoal; Trainer e Coach de Apresentações, Discursos e Treinamentos; Master Practitioner em PNL - Programação Neurolinguística (Instituto de Berlim/Rio); Especialista em Experiência de Aprendizagem Mediada (Icelp/Rio) e Emotologia; Terapeuta no 'método Padovan de Reorganização Neurofuncional'.
Desde 1991, ministra treinamentos e cursos individuais, grupos e empresarial em todo o Brasil.
Muito bom. Esse texto encaixa exatamente para uma pessoa tímida.
ResponderExcluirQue bacana encontrar meu texto por aqui.
ResponderExcluirMelhor ainda saber que o 'Compartilhando Experiências' gostou tanto minha reflexão sobre 'crescimento e amadurecimento' que sentiu-se motivado a compartilhar entre seus leitores.
Esse texto foi escrito no dia 10 de maio de 2010.
Deixo aqui meu abraço à tds os leitores dessa página.
Venham me visitar em meu blog!
http://denisepuppin.blogspot.com.br/