Quero registrar como é difícil para um(a) tímido(a) conviver em uma família onde há divergências. Na minha família temos muitas pessoas extrovertidas. E não faltam pessoas que gostam de debochar umas das outras. Pessoas que gostam de falar dos defeitos dos outros. Particularmente eu tenho problemas com duas das minhas irmãs. Nós na verdade temos uma rivalidade grande. Isso é até relativamente comum entre alguns irmãos. Aquela coisa de crianças irmãs que brigam, discutem muito entre si. Em que um quer ser melhor que o outro, em que disputam a atenção dos pais. Disputam a disponibilidade de recursos financeiros, o ganho de presentes, ida a viagens, passeios, etc. como se diz: irmãos que não se “bicam”, não se dão muito bem. Mas como eu disse muitas pessoas na minha família adoram debochar dos outros. Elas desenvolveram isso também. Então conforme o tempo foi passando e nós fomos crescendo eu percebi que quase sempre elas falavam alguma coisa sobre mim em tom de deboche, de provocação. Isso se tornou uma arma particularmente poderosa, para elas; e mortal para mim simplesmente porque eu na condição de tímido não reajo. Já se vão anos. Certa vez eu li uma passagem de um livro em que um personagem perdeu sua credibilidade num determinado momento e as pessoas falavam mal dele, perto dele, sabendo que ele estava ouvindo. Como se a sua presença não existisse. Acredito que essa é uma das piores situações que uma pessoa tímida pode passar. Vocês devem saber do que eu estou falando. Já dever ter visto isso ou mesmo passado por isso. Pois já se vão anos em que isso acontece comigo. E não só isso. As criticas são grandes e constantes. O pelo fato dê eu muitas vezes não reagir, não responder, não participar das coisas, não falar, não expor minha opinião eu sou chamado constantemente de pessoa mole, de pessoa frouxa, idiota, retardada. Como tímido passo quase o tempo todo, ouvindo, engolindo a seco, aceitando os motivos delas. É impressionante como certas pessoas não aceitam que alguém tenha opiniões diferentes delas.
Valeu, eu me sinto assim. Espero que vocês me entendam.
as vezes a melhor coisa é nao reagir a uma provocação, porquereagindo da mesma forma tem grandes chances de causar um conflito, responda de maneira inteligente quando alguem debochar de vc de uma maneira que demonstre que vc nao liga para o que ela pensa por exemplo
ResponderExcluirvc é mto chato e blablabla
reposta: é mesmo? legal hein.
uma resposta dessa corta a graça da pessoa na hora se ela insistir vc diz
é sua opiniao nao posso fazer nada
e por ae vai realmente é um bom metodo ja utilizei tbm e tem dado certo
ficar quieto pode ter varios significados, é a melhor opção na minha opiniao vc nao tem que ligar para esses comentarios mas se surgir a vontade de responder faça o que eu disse acima.
Eu sempre tive conflitos com dois irmãos mais velhos, só que percebi, com o passar do tempço que não levaria a nada, e então resolvi ou deixar pra lá ou "entrar" na onda, concordar com o que falavam. Claroq ue se fosse algo me criticando, eu não aceitava e já mandava cuidar da vida dele e saia de perto, e quando era alguma atitude deles que eu reprovasse, eu não opinava ou opinava concordando entrelinhas.
ResponderExcluirConvívio familiar é difícil, o negócio é ir levando e dançando conforme a música. Tente não escutar suas irmãs. Deixem que elas falem, eu sei que machuca algumas coisas, mas tente não absorver muito isso. Desvie o quanto puder da maldade delas.
Abçs
Valeu pessoal.
ResponderExcluir