Busca rápida

Visitantes

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dificuldades de expressão.

Uma coisa que incomoda muito é quando eu falo alguma coisa e fico gaguejando, esquço as palavras, fico esticando, demorando as letras. Olho para os lados. Fico nervoso. Parece que tenho a necessidade de usar mais palavras do que o necessário. Gesticulo bastante. Os interlocutores ficam olhando para o meu corpo mexendo. Reparam que eu mexo as mãos muito. Certamente eles imaginam que essa gesticulação tem algum significado como em um teatro. Eu vejo que eles parecem achar esses gestos excessivos mas não consigo parar com eles. E o pior é minha voz. O vacilar da voz deixa claro que estou nervoso. E muitas vezes as pessoas pensam que quando a pessoa fica nervosa quando fala é porque ela está mentindo ou quando ela quer esconder alguma coisa, quando seus argumentos não são consistentes, quando ela não merece crédito. No ambiente de trabalho por exemplo isso pode ser catastrófico. Se alguém tem que dar satisfação ao outro e fala sem naturalidade por exemplo quando tem que explicar algum fato que envolve certa responsabilidade é horrível. Imagino que pode acontecer de alguém passar a ser visto com maus olhos depois  de algum acontecimento como esse. Simplesmente porque a pessoa se sentiu incomodada de se expressar.



Eu vi uma resposta firme contra isso. Outro dia eu estava vendo no Youtube um vídeo de um anônimo que criticava uma pessoa famosa e muito admirada no Brasil. Ele contava que em outros vídeos em que criticou pessoas ou idéias ele recebeu duras críticas das pessoas que admiravam quem/o que ele criticava. Disse que algumas pessoas criticavam nos comentários inclusive que ele gaguejava nos vídeos, que não sabe se expressar. Então ele comentou o seguinte:

"Imagine se  um gago vai até você tentando expressar alguma coisa... Se o cara parece gaguejar então vocês imediatamente vão achar que o que ele tem a dizer não tem muita relevância, o gago não merece credibilidade, é isso? Se for isso é um problema de vocês espero que vocês melhorem."

Um comentário:

Compartilhe !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...