Créditos ao Ygor - Da comu no orkut "Timidez e Depressão"
Uma sacada do livro é que ao invés de ele ser um jovem de 20 anos passando por isso, o que é relativamente comum nos dias de hoje, ele já tem cinquenta anos e viveu boa parte da vida, mas ainda assim não conseguiu identificar sentido nenhum nela.
Outro lance interessante para a época que esse livro foi escrito [1927] foi a divisão psicológica que o próprio protagonista Harry Haller faz de si mesmo, tendo uma parte humano e parte lobo da estepe.
Ambas são antagônicas: a parte humana é a parte educada, burguesa e sociável quando necessária; já a parte lobo é o oposto: selvagem, movida pela emoção, anti-social e rude. Ambas partes lutam entre si continuamente para o "controle" de Harry.
Foi o principal responsável por Hesse ganhar o Prêmio Goethe e também o Prêmio Nobel de Literatura em 1946, fazendo o autor ganhar reconhecimento mundial.
Abaixo o link pra download pra quem estiver interessado:
http://www.megaupload.com/?d=5A295AXV
Legal. Isso me fez lembrar de outro livro: "O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger. O livro fala de um menino (nesse caso é um adolescente de fato, não adulto) misantropo. Nunca tinha ouvido falar do "Lobo da Estepe" mas se tiver oportunidade vou ler. Valeu.
ResponderExcluir