Busca rápida

Visitantes

terça-feira, 19 de abril de 2011

"CARTA AOS TÍMIDOS"

Eis o que escreveu numa "CARTA AOS TÍMIDOS" o cronista Luiz Fernando Veríssimo, escritor de sucesso, filho de escritor de sucesso e tímido.

"Como um tímido veterano, acho que já posso dar alguns conselhos às novas gerações de envergonhados, jovens que estão recém descobrindo o martírio de ter de enfrentar este terror, os outros, e se lançando na grande aventura: que é se impor, se fazer ouvir, ter amigos, namorar, procriar e, enfim, viver, quando o que preferia era ficar quieto em casa. Ou, de preferência, no útero. Tente se convencer de que você não é o alvo de todos os olhares e de todas as expectativas de vexame quando entra em qualquer recinto. No fundo, a timidez é uma forma extrema de vaidade, pois é a certeza de que, onde o tímido estiver, ele é o centro das atenções, o que torna quase inevitável que errará a cadeira e sentará no chão, ou no colo da anfitriã. Convença-se: o mundo não está só esperando para ver qual é a próxima que você vai aprontar. E mire-se no meu exemplo. Depois que aposentei a correntinha e perdi o topete [ele se refere ao chaveiro com correntinha e gumex no cabelo, quando era adolescente], namorei, procriei, fiz amigos, vivi e hoje até faço palestras, ou coisas bem parecidas. Mesmo com o secreto e permanente desejo, é verdade, de estar quieto em casa".

VERÍSSIMO, Luiz Fernando. Carta aos tímidos. Época, 29/03/04.

3 comentários:

  1. Very good!
    Já que você tem postado alguns textos do Veríssimo, tem alguma obra completa dele boa p vc me indicar?! Ele escreve romances ou só crônicas mesmo?! É que nunca tive curiosidade de conhecer o trabalho dele mais a fundo, mas estou tendo particularmente agora, depois dos textos que vc tem postado.
    Obrigado, desde já.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Só eu que não concordo com os textos do Veríssimo sobre timidez? Bom, acho que sou outro tipo de tímido, se é que isso existe, ou não me conheço tão bem quanto penso...

    ResponderExcluir
  3. Pode ser, Carlos. Talvez vc veja por outro aspecto.

    -
    Helder,

    Não sei, eu leio mais as crônicas dele na internet, gosto muito, ele tem um lado bem humorado pra escrever, e eu gosto disso.

    ResponderExcluir

Compartilhe !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...