"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
Visitantes
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Qual o real papel dos pais na timidez dos filhos?!
Bom, vendo esses tópicos que tratam de características da timidez - como arrogância e afins, decidi fazer um post relacionado ao papel dos pais e da nossa criação no desenvolvimento da famigerada timidez. Eu penso mt a respeito disto e vou falar um pouco das minhas conclusões a partir de auto-análise em experiências pessoais.
Eu gosto muito dos meus pais, e concordo com muitas das decisões que eles tomaram em relação à minha educação mas, às vezes eu acho que eles me criaram mais para eles que para o mundo. Uma mania de proteção exagerada misturada à um "mimo" tbm exagerado, gerando oq?! Insegurança e todos esses "sintomas" da timidez. Hj eu vejo q fui mt paparicado e isso não é positivo. Elogiar os filhos e incentivar seus talentos e desenvolvimento é mt bom e deve ser feito; no entanto, tudo demais é sobra.
Eu me lembro que quando entrei na escola, lá pelos meus 6 anos, eu tinha muita facilidade no aprendizado e isso nunca mudou. Eu tbm desenhava bem e as pessoas costumavam falar bem da minha aparência: "que olhos lindos", "que menino lindo", entre outros tantos elogios. Meus pais, envaidecidos com o sucesso da filharada na escola, sempre reiteravam essas observações alheias. Nada anormal até aqui mas, eu penso q é bom os pais deixarem claro para os filhos que há muita gente boa no mundo e, não é só porque sua professora de alfabetização te acha um pequeno gênio, você está acima da média por conta disso. Não é só porque você é o bonitinho da classe que as mulheres vão se arrastar aos seus pés por toda a vida. Enfim, é aí que se desenvolve aquela arrogância já citada nos posts anteriores. Nesse interim, muito acostumado ao "estrelato", você cresce e vai para uma escola pública onde ngm tá nem aí para isso; pré-adolescência, sua cara pipoca de espinhas, você emagrece muito, seus dentes e orelhas tornam-se proeminentes e todo mundo começa a lhe zoar por causa disso. Bom, para quem só estava acostumado a elogios, todas essas críticas misturadas à cobrança de começar a "paquerar" jogam todo aquele seu ego no chão.
É uma situação cômica mas, creio que cabe aos pais mostrarem aos filhos desde cedo, que o mundo não é um mar de rosas onde você vai ter tudo com facilidade sempre. Somente elogios não são funcionais pois, você se torna uma pessoa fraca e com pouca perseverança perante situações difíceis afinal, as pessoas não vão bater palmas para tudo oq você fizer, além do fato de que você tbm fará besteiras que não merecerão elogios.
Tirando a comicidade da situação e o fato q nem todos passam pelo mesmo, eu acho que há um fundo de verdade nisso tudo, mas, não os julgo nem os condeno. Ninguém agrada ninguém sempre e, se eles tivessem me dado mais liberdade e tivessem me paparicado menos, eu provavelmente estaria reclamando que eles eram pais ausentes - uahsuahsuahsuahsuahsuash. Agora que eu tenho consiência sobre meus atos, cabe a mim e a mais ninguém tentar mudar a situação e vencer os velhos hábitos afinal, minha vida é de responsabilidade exclusivamente minha.
E vocês?! Como acham que sua criação contribuiu para sua timidez?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os pais tem grande "culpa" em relação a timidez dos filhos, muitos pais começam a superproteger o filho desde a infancia, nao deixa ele sair para brincar com os amigos (ter contato social),nao os deixam passar por certas situaçoes que futuramente vai acontecer e eles nao vao sabe lhe dar com ela por causa dessa "proteção". Esse tipo de criação gera varias consequencias, desde a adolescencia o filho começa a se retrair mais, falta de confiança e na vida adulta ele acaba nao sabendo como agir em determinadas situações porque seus pais o privaram de viver "normalmente". Concordo quando vc diz que eles nos criam pensando mais neles do que no mundo. Aconteceu a mesma coisa comigo, meus pais sao evangelicos e me privaram de sair quando criança, noa podia ir para festas ,nao podia isso e aquilo resultado eu so ficava em casa no video game ou computador, minha timidez se agravou. Hoje ja tenho 19 anos e mesmo assim eles me privam de muitas coisas, mas começei a sair mais a retomar otdo contato que precisava, e a encarar as situações as quais eles me privaram.
ResponderExcluirSinceramente, acho que timidez é algo que você nasce, faz parte da personalidade, acho que fatores externos (sociedade, criação que seus pais te deram, etc.)podem diminuir ou agravar a intensidade da timidez, mas não eliminá-la ou cria-la, pego como exemplo eu e meu primo,eu sempre fui mimado,meus pais sempre foram de confiar em mim,com 12 anos se eu quisesse já podia ir pra balada, beber bebida alcoólica entre outras coisas e mesmo assim sou extremamente timido, já meu primo que sempre foi muito protegido, que aos 16 anos tinha que discutir com os meus tios pra ir pra balada,mesmo sem nuca ter aprontado nada,beber nem pensar...hoje é uma pessoa sociavel,conhece as redondezas,tem bastante amigos e continua sendo uma pessoa boa.
ResponderExcluirQuando eu digo q minha timidez vem do feto, tem gente que acha graça. Mas eu tenho convicção que é isso sim.Meu pai abandonou minha mãe com 7 meses de gravidez, com isso, o abalo emocional, acabou afetando na hora do parto, eu nasci de 9 meses e 4 dias, e foi por fórceps, ou seja, fui tirada (eu sabia que alguma coisa não ia dar certo kkk).
ResponderExcluirBom, após o meu parto, minha mãe q já tinha 8 filhos do priemiro casamentos, teve q sair pra trabalhar, e me deixou com minha irmã.
Fui criada por ela até os 20 anos. Mas irmã, não é mãe, ela me ajudou mto, só que não substituiu na hora da reunião da escola, na primeira menstruação, quando gostei de um garoto, eu sempre me senti muito sozinha e isso me deu insegurança, uma insegurança que cresceu mto quando minha irmã teve o filho dela, nessa época eu tinha 7 anos, perdi espaço, dormia na mesma cama que ela e depois, fui jogada pra uma cama de solteiro, no priemiro dia eu morri de medo, senti frio,me senti órfã...na escola, um tal de Jardel ria de mim, qp eu tinha o dente da frente podre, reclamei uma vez com minha irmã e ela não fez nada. Minha formatura, ninguém foi. Nos 15 anos, na festa de debutante da escola, eu não quis participar pq era gorda, mas não fui questionada pela minha família sobre isso.Não tenho fotos da infancia, de formatura, fotos de escola, nada. Nunca tive festa de aniversário, e muitas vezes, esquecem que faço aniversário
Isso só me fazia introvertir, fui me encolhendo e o medo tomando conta, quando formei o segundo grau, fiquei apavorada, não sabia e ainda não sei q profissão seguir, não consegui manter contato com ninguém da escola. Nenhum contato.
Eu credito muito a minha timidez, a minha família em geral, pq não tive apoio deles.
Hoje, tenho apoio de uma irmã, ela se preocupa comigo, depois que minha mãe morreu, ela se aproximou de mim, sempre me liga, quer saber o que eu to fazendo, seeu quero comer algo, me abraça, isso tem me dado força.
Os demais,c ontinuam a mesma coisa,a cham que eu não tenho problema nenhum, meu pai nunca quis saber de mim, e isso me dói muito.
Enfim, se eu já tinha a tendência, ao longo da vida, eu me tornei mais ainda, a insegurança, a falta de amor de pai e mãe, me fizeram falta e é algo que nunca vai ser resolvido, me resta, é tentar reparar algumas coisas internamente par eu não enlouqecer e nem fazer bobagem.
minha timidez tbm teve fator hereditario ( meu pai e meu irmao tambem foram timidos), alem disso a criaçao dos meus pais contribui para que ela se agravasse.
ResponderExcluirÉ bem complicado. Eu acho q que vai de cada um mesmo. No meu caso, é como eu disse, a criação agravou minha situação. Mas vejo que, pelos seus posts, a coisa varia muito. Tem gente que tem liberdade e mesmo assim, é tímido como o Francisco. Ou pessoas que foram privadas, como o Kaziliuz. Ou a Núbia, que vejo passou por maus bocados. Difícil se estabelecer um padrão.
ResponderExcluirDe qq modo, eu gosto sempre de analisar essas coisas, a fim de achar respostas que me ajudem a evoluir.
Abraço, pessoal!
Haaaaa, e obrigado aí, a quem postou a imagem. hahahahaha
Eu postei a imagem...é que tava sem nada pra fazer aqui no serviço, daí fiquei olhando pro blog, pensando no q fazer, postar...
ResponderExcluirSobre "padrões", creio que não tenha, talvez vc sofra traumas, ou algum momento na vida vc se sinta tão frágil que acaba tendo esse sentimento ao longo do tempo.
A Superproteção ou nenhuma proteção, causa o mesmo sentimento, a insegurança. É o que podemos ler aqui dos nossos casos.
Ps: Alguém já leu esse livro aí dessa imagem?
PS 2 : Hoje não sou mais gorda,nem sou magrela, to bem, posso dizer assim, e também faço tratamento dentário, por todo problema do parto, tomei antibióticos fortes, o que afetou muito meus dentes, são muito frágeis, mas isso só foi possível quando comecei a trabalhar, quando comecei a ter minha independEncia.
Bom, tudo isso, são os "elementos" da minha timidez.
Respondendo à sua pergunta, nunca li o livro. No dia q vi esse comentário eu ia até pesquisar na internet p ver se achava mas, acabei esquecendo. Ando TENTANDO estudar p o meu curso esses dias...rsrs
ResponderExcluirSó lembrei hj, q dei uma olhada nos meus posts.