Busca rápida

Visitantes

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Timidez já é doença mental

nova edição do tristemente célebre Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) faz de comportamentos como a timidez e a excentricidade sintomas dignos de atenção psiquiátrica; mas se todos estamos loucos, quem precisa destes médicos da mente? O DSM tem a péssima fama de ser uma espécie de manual para inquisidores das doenças mentais, uma lista, muitas vezes polêmica, que tenta esgotar todos os sinais que fazem de uma pessoa candidata à atenção médica e a institucionalização.

Assim mesmo, parece que a cada edição os encarregados de sua redação têm a consigna de etiquetar à humanidade inteira, pessoa por pessoa, com algum transtorno mental, fazendo de condições e características inocentes e inegavelmente humanas, sinais quase demoníacos de um padecimento inequívoco.

Assim, na mais recente versão do manual, o DSM-5, que deverá ser publicado em maio de 2013, está previsto que incluam como problemas comportamentais a timidez, a aflição ou a excentricidade. Por outro lado o manual fala também de um "transtorno de oposição desafiante" para as crianças que desobedecem e reduz para uma "depressão patológica" a reação humanamente previsível de alguém que sofreu a perda de um ente querido.

Isto parece alarmante a partir de uma certa perspectiva não especializada, inclusive psiquiatras reconhecidos e experimentados veem com receio a negligente ambição do DSM. Allen Frances, professor emérito na Universidade Duke, diz por exemplo que esta nova edição "amplia radical e temerariamente os limites da psiquiatria".

Por outro lado, outros campos como a criminologia e o âmbito do judicial poderiam experimentar transformações de delitos como o estupro ou abuso sexual que passariam a ser amparados na terminogia "transtorno parafílico coercitivo" proposto pelo DSM.

No entanto, também é verdade que, visto com malícia, este descomedimento dos psiquiatras pode se voltar contra os próprios e solapar tanto sua disciplina quanto sua questionável autoridade baseada neste conhecimento, pois se todos sofremos algum tipo de transtorno mental, esse "todos" inclui também aos médicos da mente supostamente capacitados para nos curar, ou seja lá o que isso signifique


FONTE http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=23369 



Será que isso é só uma nova forma de ganhar dinheiro ou realmente timidez é uma doença?

Um comentário:

  1. Não acredito que seja doença, acredito que seja apenas uma dificuldade de desenvolver melhor a personalidade. Pra mim é mais uma forma de ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir

Compartilhe !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...