Busca rápida

Visitantes

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Introvertido, tudo bem!

Você sofre quando precisa falar em público? E ainda seus colegas o consideram anti-social? Fique calmo, não há nada de errado. Pode ser que você seja apenas mais introvertido e, diferentemente do que se pensa, essa característica não é barreira para o crescimento profissional. O importante, de acordo com a coach americana Wendy Gelberg, é gerenciar a situação e, em alguns casos, até tirar proveito dela. Wendy tem uma consultoria de aconselhamento de carreira e lançou no mês passado o livro The Successful Introvert: How to... Enhance Your Job Search and Advance Your Career (“O introvertido de sucesso: como melhorar sua pesquisa de emprego e avançar na carreira”), inédito no Brasil. “Nas empresas, quase metade das pessoas é mais recatada e isso inclui figuras bem-sucedidas, como Bill Gates e Warren Buffett”, diz Wendy Gelberg. Uma pesquisa realizada com 2 300 empresas nos Estados Unidos há dois anos mostra que CEOs tendem a ser mais reservados que seus subordinados.  
 *
O teste mediu o grau de sociabilidade de executivos e verificou que entre vice-presidentes e diretores o índice era de 72%. Já entre presidentes, o grau de extroversão era de 58%, o que significa que 42% dos CEOs tendem a ser mais recatados. A introversão costuma ser tratada como sinônimo de timidez, o que, segundo Wendy, é um engano. “Muita gente se considera tímida quando é, na verdade, introvertida”, diz. Trata-se de uma questão psicológica. O introvertido opta voluntariamente por atividades solitárias. O tímido evita interações com outras pessoas por medo. “Se a pessoa for tímida em excesso, deve procurar ajuda psicológica”, recomenda a coach. “Os introvertidos preferem a solidão para raciocinar. Os tímidos até gostam de participar de eventos sociais, mas falta-lhes confiança para isso.” No ambiente corporativo, o desafio do introvertido é gerenciar a quantidade de interações humanas que é obrigado a fazer diariamente. Para quem prefere a solidão, o trabalho em grupo normalmente é exaustivo. “Introspectivos gostam de pensar primeiro antes de falar e sofrem quando são obrigados a dar respostas rápidas para chefes, ou quando participam de reuniões e seminários”, diz Wendy.
*
Comentário: É fundamental para uma pessoa ter sucesso na carreira dentro de uma organização, ser espontânea e deixar a timidez de lado, saber controlar isso dentro de você. Tente fazer tudo que acha que seja importante, sem temer o que vão pensar e também, nao pense se vai perder. Uma carreira de sucesso é mais gloriosa quando se passa e se vence os obstáculos que passam pelo seu caminho e, não quando as coisa vêm fácil.Se tem de falar, fale! Se tem que lutar, lute!

Baseado: vocesa.abril.uol.com.br/edicoes/0125/aberto/materia/mt_400919.shtml
BY: Nixon Rocha

http://administracaoemevidencia.blogspot.com/2008/12/introvertido-tudo-bem.html

2 comentários:

  1. lendo esse texto fiquei na dúvida em qual parte eu me encaixo =P
    no trabalho, eu estou muito bem, apesar de ainda ter vergonha pra certas coisas. fiquei uma semana procurando coragem para pegar um jaleco que havia pedido.

    ResponderExcluir
  2. Eu oscilo neste aspecto, tem lugares e com algumas pessoas, eu me sinto introvertida, outras, é timidez mesmo.

    Bjsss Joe

    ResponderExcluir

Compartilhe !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...